domingo, 29 de julho de 2007

The Beatles 1962-1966

Parece-me justo homenagear este duplo álbum, The Beatles 1962-1966, saído a 19 de Abril de 1973. Foi com ele que me iniciei verdadeiramente na fascinante jornada de descobrir os Beatles.

É preciso lembrar que em 1970, quando se separaram, eu tinha apenas nove anos. É preciso lembrar também que Portugal era então um país muito diferente. Tudo chegava cá com grande atraso, os álbuns (LP) eram para melómanos ou para gente mais endinheirada, e julgo que os de maior venda seriam os de música clássica. O que se vendia mesmo eram os singles e os EP (singles com quatro canções, duas de cada lado). Qualquer papelaria de bairro vendia uns álbuns de plástico para guardar discos, e nem queiram imaginar as piroseiras que eram quase sempre a capas!

Comecei a comprar discos aos doze anos... e comecei por comprar Mozart. Claro que conhecia os Beatles, haveria então alguém à face da Terra que não os conhecesse? O fenómeno que foram julgo que teve um único precedente: Enrico Caruso, o grande tenor italiano, no princípio do século XX uma celebridade mundial. E não voltaria a repetir-se, pelo menos com tamanha dimensão.

Mas aos treze anos, já em 74 (o tal atraso de que falo, e sem falar na trabalheira que era para arranjar certos discos), já a meio do 4.º ano - agora 8.º - e com um jeito inato para inglês, conheci esta colectânea. A paixão foi fulminante.

Esta fotografia era a do interior, quando se abria o disco. Coisa preciosa, trazia todas as letras impressas a preto no envelope de papel encarnado que protegia cada um dos discos! Não é preciso dizer que em dois ou três dias já as sabia todas de cor. Apaixonei-me por quase todas, mas as favoritas foram, desde logo, e sem qualquer ordem específica: Girl, Eleanor Rigby, Nowhere Man, In My Life, You've Got to Hide Your Love Away, All My Loving, Please Please Me, Paperback Writer (adorei a letra!), Norwegian Wood, Help! e este We Can Work it Out que escolhi para tocar aqui, por ser uma das tais músicas que não fazem parte dos álbuns originais. Saiu em single e numa colectânea que, até hoje, nunca foi editada em dvd: A Collection of Beatles Oldies (But Goldies!).

Aqui fica a listagem de músicas que dele fazem parte. Para mais informação, consultar o link.

Disco 1

Lado A
Lado B
Love Me Do
A Hard Day's Night
Please Please Me
And I Love her
From Me To You
Eight Day's A Week
She Loves You
I Feel Fine
I Want To Hold Your Hand
Ticket To Ride
All My Loving
Yesterday
Can't Buy Me Love







Disco 2

Lado A
Lado B
Help!
Nowhere Man
You've Got To Hide Your Love Away Michelle
We Can Work It Out
In My Life
Day Tripper
Girl
Drive My Car
Paperback Writer
Norwegian Wood
Eleanor Rigby


Yellow Submarine

4 comentários:

Actriz Principal disse...

Sabes que tenho tendência para associar os Beatles... à Mafaldinha, por causa daquela tara fantástica que ela tinha por eles?

O best of parece-me bastante bom... mas creio que não terá incluído aquela música que cantaste num certo jantar... lalala... when I'm 64? E eu que gosto tanto dessa!
Beijo!

Teresa disse...

Mandei-te a música e não te respondi!

Há um cartoon em que ela tira uma mão-cheia de cabelo de dentro de um disco (partida do Manelinho): mesmo reproduzido num cartão e muito pequenino, o meu olho de beatlemaníaca identifica-o perfeitamente: é o Rubber Soul.
Beijo!

Rosa Félix disse...

Tem piada, passados mais de 20 anos, quando tinha eu uns 13, também descobri na minha paixão pelos Beatles com este mesmo duplo álbum, não em vinyl, mas em CD.
Fiquei tão viciada que todos os dias quando chegava a casa ouvia ambos os CDs, cantando as músicas todas e advinhando as que se seguiam naqueles 2 ou 3 segundos entre elas.
Certo dia experimentei meter o 'Azul'... mais apaixonada fiquei.

Parabéns pelo blogue, descobri muitas curiosidades por aqui :)

Teresa disse...

Rosa,
Obrigada pela visita... e por teres este cantinho nos teus links.
Isso de sabermos automaticamente a música que se segue é bem indício seguro de conhecermos um disco a fundo. Ainda hoje sei sempre qual é a faixa seguinte nos discos dos Beatles, mesmo que esteja há uns tempos sem ouvir os discos.
Também tive o "azul", claro. Em vinil.
Foram os dois, em conjunto, que me fizeram começar a descobrir os originais e, logo, a obra completa.
Um beijo, volta sempre.