terça-feira, 24 de julho de 2007

Abbey Road - The End

Pois é, meus amigos. Os Beatles têm sido sempre tão bem acolhidos na Gota, com tanto entusiasmo de todos, com verdadeiro encantamento por parte de muitos, que resolvi dedicar-lhes um cantinho exclusivo. Eles merecem, e a verdade é que o Youtube neste momento disponibiliza tanto, mas tanto material, que seria quase criminoso não o aproveitar.

Este blogue começa com uma pequena trapaça: o post que o inaugura é da Gota, em boa verdade. Mas achei bonito e simbólico iniciar esta homenagem com a evocação dos 40 anos de Sgt. Pepper's, uma data muito especial, um disco especialíssimo.

Muita gente pensa erradamente que Let It Be, editado a 8 de Maio de 1970, quase um mês depois da dissolução dos Beatles, foi o seu último disco. Não é verdade. Abbey Road, apesar de lançado alguns meses antes, a 26 de Setembro de 1969, foi o último a ser gravado.

Como cresci no tempo do vinil, continuo a pensar os discos que conheço muito bem como tendo dois lados. Quando penso numa determinada música, localizo-a em termos de Lado A ou lado B. Dizzy Miss Lizzy, por exemplo, é a última música do lado B do Help! Só em relação a Abbey Road isto não me acontece: continuo a pensar todo o lado B como uma única música. Dantes punha a agulha na primeira faixa e ia por aí fora, até ao fim. Agora, com os cd, começo em Here Comes The Sun e faço o mesmo.

Que curioso é que a última música dos Beatles tenha justamente The End por título! As palavras da letra simbolizam bem o seu legado:

"And in the end the love you take
Is equal to the love you make..."

No Gira-discos: sequência do belíssimo final do disco, com as três últimas músicas - Golden Slumbers, Carry that Weight e The End.
De notar que a paródia final, Her Majesty, não é mencionada na contracapa... Muito gostava eu de saber o que a rainha terá pensado desta brincadeira!

"Her Majesty's a pretty nice girl
But she doesn't have a lot to say
Her Majesty's a pretty nice girl
But she changes from day to day

I want to tell her that I love her a lot
But I gotta get a bellyful of wine
Her Majesty's a pretty nice girl
Someday I'm going to make her mine, oh yeah
Someday I'm going to make her mine"



3 comentários:

Peste disse...

xéeeeeeeeeeeeeee

ganhei eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Peste disse...

snif!!! snif!!! tou tão emocionada!!!

até fiz o print screen... embora esteja desconfiada... estandfo 3 pessoas online como posso ser eu o nr 1...

mas enfim... eu q pensava q a minha fama de intimidar já tinha sido ultrapassada!!!

Parabéns pelo Blog Teresa

e fica sabendo que quem tem a ganhar somos nós!!


beijos grandes

Teresa disse...

Peste, como vês a tua entrada em primeiro lugar já está consagrada!

Eu estava certamente online, o que é muito estranho é que haver outra pessoa ligada e aparecer-te o n.º 1 (as minhas entradas não são contadas, claro).

Beijo grande.