terça-feira, 31 de julho de 2007

I'll Follow the Sun - Beatles for Sale

Adoro esta música! Aliás eu tenho uma certa tara por músicas com a palavra sol no título, ou que falem de sol, sempre tive. É que para mim o sol é um símbolo vivo de tudo quanto é bom, belo, alegre...

Descobri-a acho que em 1974. No Verão, os cinemas de Lisboa entretinham a época baixa com reposições de filmes antigos, alguns deles grandes clássicos, outros nem tanto... Nalguns casos eram até perfeitamente dispensáveis, como um certo Taras Bulba, com Yul Brynner e Tony Curtiss, que fui ver ao Tivoli com duas amigas. Antes do início do filme passaram um documentário sobre ski, ao som de uma música que eu não conhecia: esta. Dei um pulo na cadeira, acotovelei as outras: «São os Beatles, tenho a certeza!».

Na época havia uma discoteca (loja que vende discos, que as outras para mim serão sempre boîtes) na Rua do Carmo, a Melodia, que tinha vária cabines fechadas, com uma ou duas cadeiras, onde podíamos ouvir os discos que - teoricamente - íamos comprar a seguir. Muitas tardes eu e a minha Clara passámos nessas cabinas da Melodia, depois de termos deixado à resignada menina do balcão uma pilha de discos para ouvir! No fim, é claro, saíamos quase sempre sem gastar um tostão. Acabada a canastrice do Taras Bulba, enfiei direita à Baixa, para passar os discos dos Beatles em revista, tentando descobrir a música. Felizmente tinham o Beatles for Sale, descobri num ápice que só podia ser do I'll Follow the Sun que eu estava à procura. Registo, como curiosidade que, à época, deste original eu só conhecia Eight Days a Week.

Aqui fica a listagem de canções do álbum, o quarto dos Beatles, editado a 4 de Dezembro de 1964. Destronando A Hard Day's Night, o seu álbum anterior, entrou directamente para o número Um, onde permaneceu durante sete semanas consecutivas, regressando a esta posição durante mais uma semana em Fevereiro e mais três em Maio de 1965. Um mês antes do lançamento já havia mais de meio milhão de pré-encomendas, um número incrível para a época.

Lado A
No Reply (Lennon-McCartney )
I'm A Loser (Lennon-McCartney )
Baby's In Black (Lennon-McCartney )
Rock And Roll Music (Berry)
I'll Follow The Sun (Lennon-McCartney )
Mr. Moonlight (Johnson)
Kansas City (Hey Hey Hey) (Lieber-Stoller/Penniman)

Lado B
Eight Days A Week (Lennon-McCartney )
Words Of Love (Hollys)
Honey Don't (Perkins)
Every Little Thing (Lennon-McCartney )
I Don't Want To Spoil The Party (Lennon-McCartney )
What You're Doing (Lennon-McCartney )
Everybody's Trying To Be My Baby (Perkins)


6 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Olha, não conhecia, mas é como dizes.
Às evzes basta ter a palavra Sol/Sun, e parece logo que a música nos traz mais luz, mais calor, mais força!
Beijos!

MANDALAS POEMAS disse...

Hola, desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso saludo y mis felicitaciones por tu blog y en especial por su contenido. Te invito muy cordialmente a que visites el mio en donde están depositados mis poemas. Espero tambien, si es posible, lo recomiendes.

www.mandalaspoemas.blogspot.com

Espero tus valiosos comentarios.

Un abrazo,


Víctor González Solano

Azul disse...

Só para te dizer que ganhaste mais uma fã!!!!

Boa!
Lindo!
POSSO SER A 008????

Bjinhos!!!

Teresa disse...

CAP CRÉUS,
É verdade, não é? É uma palavra que para mim tem uma força evocativa mágica.
Ainda bem que não conhecias: uma das principais intenções deste blogue é justamente dar a conhecer as músicas que normalmente ficam fora das colectâneas.

Um beijo.

Teresa disse...

MANDALAS POEMAS,
Obrigada pelas suas palavras, lá irei espreitar.
Recomendarei se achar que é caso disso.

Abraço.

Teresa disse...

AZUL,
Ainda bem que gostaste!
Quanto a seres a Beatlemaniac n.º 8... ora espreita a barra lateral!

Beijoca.