sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bob Dylan o álbum John Wesley Harding e os Beatles

Bob Dylan e o álbum John Wesley Harding, misterioso, iniciático e com os Beatles...Consegue Ver?



Todos conhecem a importância de Bob Dylan na história da música popular. Os Beatles, assumiram e assimilaram muitas influências, o encontro com Dylan dá inicio a uma dessas fases criativas (há quem lhe chame outra coisa....com substâncias químicas à mistura), em 1967 Dylan edita um dos seus álbuns mais misteriosos e talvez dos mais irritantemente esquecidos, John Wesley Harding.
 
Em teoria este John Wesley Hardin (JWH) era um pistoleiro (assassino, racista entre outras coisas....) originário do Texas (1860). Mas Dylan adiciona um G no final (Hardin / Harding) aqui começa o culto de que JWH indicia 3 das letras do tetragrama JHWH ou seja Jehov(w)ah...o nome de Deus, estamos perante o Gospell do Deus Dylan.
 
Além da extraordinária música All Along the Watchtower (que George adorava, era um grande fã de Dylan....) que Jimi Hendrix fez uma notável versão, o que é que afinal os Beatles têm a ver com esta história?
 
Em junho de 1967 os Beatles editam Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, como sabem um dos primeiros álbuns conceptuais, Dylan é um dos que aparece na capa, além das influências claras na composição, veja-se o texto de A day in the life, agora é a vez de os Beatles influenciarem Dylan que avança com a resposta John Wesley Harding em Dezembro do mesmo ano.
 
A capa de John Wesley Harding encerra um segredo do universo Beatle, no tronco escuro por trás de Dylan (ao centro) e no topo, voltando o álbum ao contrário e utilizando uma lupa ou zoom, estão as fotografias dos 4 beatles escondidas, será mesmo?

5 comentários:

Teresa disse...

E pronto! Já comecei a aprender!
Desta não fazia ideia.
Abel 1 - Teresa O

Abel Rosa disse...

Errado! Não é para aprender é para partilhar...já agora conseguiu ver os Beatles na capa?

Teresa disse...

Com muita dificuldade, admito, mas consegui.
Tive de gravar a fotografia.

PPBEAT disse...

...and is another clue for you all.
(Don´t Pass Me By)

Abel Rosa disse...

Olá PPBEAT, não sei o Clue que referes...mas existe uma pretensa associação da letra do "don't pass me by" ao "When I'm Sixty Four" tudo isto tinha a ver com a pretensa morte do McCartney ( no desastre de carro...) e as respectivas "pistas", neste caso era:
"I'm sorry that I doubted you
I was so unfair
You were in a car crash
and you lost your Hair"

No When I'm Sixty Four:
"When I get older losing my hair..."