domingo, 28 de fevereiro de 2010

A discografia Portuguesa dos Beatles Singles e EP

Toda uma geração adorava (...adora) aqueles objectos redondos, negros e profundamente simples que nos davam alento, amores, paixões e amizades em apenas 45 Rotações Por Minuto ou como em cerca de 3 minutos o Mundo ficava melhor.
Não tinhamos walkmans ou ipod's mas tinhamos gira-discos de mala ou gira-discos tipo torradeiras que engoliam os discos....e claro a RÁDIO! Hoje quando se fala em remasterizações e sons clean não deixo de sorrir a pensar naquelas caixinhas onde já gostavamos daqueles sons e aprendemos a lição da POP e do ROCK e todos os outros cultos, sempre com um fascínio muito físico,  a capa...o retirar do disco...colocar no prato do gira-discos...lançar a agulha e depois aquele abandono agridoce...e está de volta, as novas gerações descobriram essa obra ao negro.

Em Portugal, os Beatles eram representados pela Valentim de Carvalho que em 1963 iniciou a edição dos seus discos através da etiqueta Parlophone. A título de informação só se começaram a fabricar LP em Portugal na década de 70, como resultado os LP os Beatles na década de 60 eram importados, só muito mais tarde sairam edições nacionais perfeitamente iguais à Inglesa.

A discografia Portuguesa de singles (2 músicas com ou sem capa) e EP (3 ou 4 músicas com capa) dos Beatles é única, procurada internacionalmente pelos coleccionadores de vinil, atingindo em alguns casos valores muito altos, as principais razões são:


  •  Alinhamento de canções diferente das outras edições internacionais


  •  Capas completamente originais recorrendo a enquadramento gráfico retocado das fotos


  •  Algumas edições com tiragem pequena, provavelmente 500 exemplares de cada, embora muitas edições atingissem os 1000/2000 exemplares 

Com o objectivo de dar a conhecer esse espólio, Beatles Forever vai iniciar uma série dedicada a essa discografia, vamos publicar todas as capas, contracapas, etiquetas e diferentes variações conhecidas.

9 comentários:

Teresa disse...

Que ternura de imagens!

Mas há uma que me deixa intrigada. O que é aquela coisa em formato single e aspecto de Sgt Pepper's? Eu julgava que não tinham sido feitos singles do álbum!
Importa-se de explicar, Abel?

Abel Rosa disse...

Nada de mistério, é mesmo um dos singles portugueses dos Beatles. LAdo A SGt Pepper's lonely,....... e lado B a Day in the life

Teresa disse...

Mas então... e se li bem nas entrelinhas, isso é mesmo uma preciosidade!
(pronto, esqueci-me de que estava a falar com o coleccionador)

Abel Rosa disse...

Esse single não é dos mais vulgares mas também não pertence à família dos MUITO RAROS.

Zé Dias da Silva disse...

Este blog já está marcado.
Vou esperar para ver o meu EP de 1964.

rui disse...

para tirar duvidas,qual foi foi o 1º ep dos beatles a chegar a Portugal e vendido legalmente,pf responda para o meu email,grande abraço

Abel Rosa disse...

Olá Rui

O primeiro EP a sair em Portugal foi o She Loves You, edição Portuguesa.

Joana disse...

Olá, há pouco adquiri um LP do "The Beatles" lançado pela Valentim de Carvalho cá em Portugal, com data no selo do disco de 1968. Contudo, tentei averiguar a veracidade disto e não consigo encontrar em lado nenhum. Consegue esclarecer-me? Obrigada.

Abel Rosa disse...

Olá Joana

Na verdade a data original de publicação vinha sempre no disco, mesmo quando saiam anos mais tarde...quanto aos LPs só começaram a ser fabricados e editados em Portugal na década de 70.

Cumprimentos
Abel