sábado, 10 de abril de 2010

Beatles... And in the End

 Hoje, dia 10 de Abril de 1970, Paul McCartney anuncia ao Mundo, no Daily Mirror, que os Beatles acabaram... 40 anos depois apetece dizer que não acabaram, iniciaram foi 40 novos começos, 40 novas descobertas e 40 novas razões para entender a razão pela qual FAB4 Working Class Heroes de uma cidade portuária lançaram as bases de uma REVOLUTION nas ideias e na reciclagem da arte e dos afectos. É esse o segredo dos Beatles, gostamos deles aqui, ali e em qualquer Lugar...

Uma palavra de recordação para Stuart Sutcliff , o primeiro viola baixo dos Beatles nos tempos de Hamburgo e da pré-Beatlemania, morreu com uma hemorragia cerebral no dia 10 de Abril de 1962, em Hamburgo, na ambulância a caminho do hospital... All the good die young!

No Gira-discos: Abbey Road's Finale 
(Golden Slumbers / Carry That Weight / The End)

2 comentários:

JCC disse...

Em rigor, não se pode dizer que Paul McCartney tenha anunciado o fim dos Beatles neste dia, o que houve foi a exploração sensacionalista da press release que acompanhava cópias promocionais do álbum McCartney, que seria lançado uns dias depois. Como se pode ver em http://www.beatlesinterviews.org/db1970.0417.beatles.html, a conclusão de que Paul anuncia o fim dos Beatles é um pouco abusiva.
Para mim, se há um dia que marca os fim dos Beatles, esse dia é 8/12/1980.

Abel Rosa disse...

OLá JCC,bemvindo ao blog. Se me permite discordo do abusivo, nesse caso ainda o era mais afirmar que os Beatles só acabaram no dia em que morreu John Lennon.

Na verdade o Press Release comunicava que os Beatles "..Will never play again" e ele ( McCartney) relatava todas as razões ( as suas) para o facto, no final tambem dizia que não sabia se a separação era definitiva ou provisória. É certo que Paul posteriormente tambem disse que aquilo não era um comunicado oficial...mas claro que nada foi feito ao acaso. Não vou aqui referir os problemas que se arrastavam com advogados à mistura, o que é certo é que esse facto marcou a história dos Beatles e é unanimente aceite como o dia em que os Beatles acabaram como Banda...não como referência musical.
É conhecida uma frase de Paul dia 11 de Abril "-I woke up and didn't have a job anymore! Oh Jesus! No Band. What do I do? I've got to work out something for myself now..."

Voltando ao Lennon (que tanto gosto) e a sua morte, as 4 personalidades estavam tão fortemente ligadas e complementavam-se de tal modo que francamente sem Lennon ou sem McCartney e sem o George e o Ringo nunca mais poderiamos ter os Beatles...mas a verdade é que os temos FOREVER.