terça-feira, 6 de abril de 2010

Os Flexis do Clube de Fans dos Beatles

Beatles Forever vai agora apresentar uma série dedicada aos discos do Club de Fans Oficial dos Beatles. Estes Flexi Discos  não tiveram edição comercial, eram enviados pelo correio no Natal, entre 1963 e 1969,  a todos os membros do Clube Oficial de Fans dos Beatles.

Os Flexi Discos não tinham músicas e sucessos conhecidos dos Beatles, continham mensagens, piadas e pequenas canções improvisadas...imaginem a surpresa do Club de Fans quando começou a Beatlemania, não havia mãos a medir, alguns destes discos chegaram a ser enviados sem as capas, tal era a demanda.


A edição dos Flexis era da responsabilidade de uma companhia (não  editora) de nome Lyntone que detinha os direitos para a Europa desta patente Americana da empresa Eva-Tone Soundsheets, quem não se lembra dos discos que saiam em revistas, livros infantis e postais disco.

Estes Flexi Discos ( plástico muito fininho, maleável e translúcido...) vinham numas capas muito interessantes, com desenhos e colagens feitas pelos próprios Beatles e muitas  das vezes pelos seus filhos, eram uma espécie de newsletters promocionais em tamanho single de 7" em 33 1/3 RPM com a excepção de uma das edições que saíu em 45 RPM. 

Mais tarde o conteúdo dos 7 Flexis foi editado num único  LP , também promocional, são conhecidas uma edição Inglesa e outra Americana com  capas diferentes.  Além dos  Flexis de Natal existem ainda outros editados nos Estados Unidos que promoviam os discos dos Beatles , editados pela Eva-Tone, em conclusão estes discos são hoje muito procurados e  raros de encontrar em bom estado. 

.

3 comentários:

Teresa disse...

Vou de surpresa em surpresa.
Desconhecia completamente a existência destes discos!
I suppose this makes me a losy Beatles fan... :(

Abel Rosa disse...

Errado Teresa...são pequenas coisas que nem toda a genta sabe ou tomou atenção, deste modo o Blog confirma que é útil! Agora já sabes...Beatles Forever.

Teresa disse...

Lousy, queria eu dizer.
Estúpida.