sábado, 29 de maio de 2010

The Beatles Yesterday And Today, LP 33rpm - The Butcher Cover - Made In USA

Edição Americana
Made In USA
33rpm
Mono
Capitol T2553

Yesterday And Today - Butcher Cover  um dos Discos Malditos dos Beatles, ou talvez, um dos Santos Graal da Beatlemania para os Record Collectors.



Talvez já saibam a história...em Junho de 1964 sai este disco americano, a foto da capa é de Robert Whitaker, com o intuito de provocar as mentes para uma forma de arte conceptual, ao contrário do que muitos afirmaram esta foto não foi pensada  originalmente para a capa, embora tenha tido uma intenção de protestar contra a guerra.

Os executivos da Capitol, assustados com a"sangrenta" capa, de imediato mandaram retirar o disco das lojas ao mesmo tempo que ordenaram a substituição da capa "proibida", ainda pensaram em destruir a edição mas optaram por colar outra capa alternativa por cima, a foto alternativa em vez dos sangrentos bocados de carne as batas e os bonecos, apresenta os Beatles sentados e ao lado de uma mala de viagem de luxo. Aqui está a carta enviada pela Capitol:




Foi neste instante que começou o mito das Butcher Cover, anos mais tarde foram encontradas cópias imaculadas ainda com a capa original, esta edições são talvez das mais valiosas do mercado de coleccionismo, mas ainda temos mais edições Butcher Cover valiosas, que podem atingir números muito altos,  é o caso das duas edições que hoje apresentamos.

Uma dessas edições continua  com a capa alternativa colada por cima, a outra edição tem a capa original que foi objecto de uma técnica complexa, que alguns especialistas desenvolveram, de modo a retirar a capa colada e voltar a expor a foto original em toda a sua glória, esta técnica ainda hoje persiste nos Estados Unidos dado o valor elevadíssimo que qualquer destes discos atinge. 


Yesterday And Today
1- Drive My Car; I'm Only Sleeping; Nowhere Man; Dr. Robert; Yesterday; Act Naturally

2- And Your Bird Can Sing; If I Needed Someone; We Can Work It Out; 
What  Goes On?; Day Tripper



 Butcher Cover - Após ter sido retirada a capa alternativa colada em cima



Butcher Cover - Com a capa alternativa colada por cima

Aqui não se consegue visionar em boas condições, mas um olhar mais atento e muito próximo consegue ver o "V" da gola preta no pescoço do Ringo, lado direito da mala...


Contracapa

Etiqueta

Sem comentários: