sábado, 8 de maio de 2010

Let It Be - 40 anos depois

Faz hoje 40 anos que saíu o LP dos Beatles  Let It Be. A história é conhecida, as desavenças com a produção até chegar a Phil Spector que também gerou insatisfação, enfim os Beatles a caminhar para o final.


Continuamos com caixas sumptuosas, depois de John & Yoko, temos agora Let It Be que na sua  primeira versão (PXS1) vinha numa caixa em edição limitada com o disco no interior e ainda um livro pesado com fotos e diálogos dos Beatles em estúdio ( acabou por originar um  Filme/Documentário com o mesmo nome) com  o título The Beatles Get Back, muita gente deitou fora estas caixas que se estragavam rapidamente e eram incómodas de manusear...claro está que devem estar muito arrependidos...um pormenor que na foto não se distingue perfeitamente, a Apple na contracapa é vermelha, se repararem na foto acima o verde é enganador por causa do brilho da película envolvente, na parte de baixo da maçâ nota-se um pouco do Red Apple.  


 Get Back foi transformado em Let It Be por Phil Spector quando da mistura final. Mais tarde foi editado Let It Be Naked (2003) sem o famoso Wall of Sound de Spector na versão de Paul e com George Martin , mas se querem a minha opinião Spector estava certo.



Sempre pensei que a Emi e a Apple lançavam este ano o filme LET IT BE em DVD ou Blu-Ray, mas aquele catálogo é para gerir a conta-gotas. Na sequência das gravações de Get Back ( depois Let It Be) aconteceu  o famoso concerto no Telhado da Apple, o último "concerto" dos Beatles ao vivo.

Edição Inglesa  Apple Estereo -PCS 7096


3 comentários:

JCC disse...

Quando comprei o disco, em meados dos 70s, ainda tive direito ao livro (de borla...), à caixa já não. Quanto à edição do filme, parece que é mais do que simples estratégia comercial, é mesmo falta de vontade.

Abel Rosa disse...

É curioso, não sabia que mesmo sem caixa tinham distribuído o livro, pensava que só tinha aparecido na primeira edição de 8 de Maio de 1970, a edição normal sem caixa só saiu em Novembro do mesmo ano.

JCC disse...

Pois, presumo que fossem sobras da edição original. E nem sei se o brinde não terá sido oferecido apenas naquela loja (Valentim de Carvalho, Coimbra).