quinta-feira, 15 de julho de 2010

John Lennon's Mother

Doze anos depois da morte brutal de Julia, a mãe, já na maturidade da casa dos 30, em que tinha acabado de entrar, John Lennon abria o seu primeiro álbum a solo, Plastic Ono Band, com uma canção desgarradora: Mother.

Uma canção que grita uma dor lancinante, nunca cicatrizada, nunca resolvida. Uma canção que é,  para mim, provavelmente, a mais dolorosa da história do pop/rock. A dor de John vai muito além da perda da mãe aos 17 anos. A dor de John vem de um passado muito mais antigo, dos seus quatro e cinco anos, e a música é uma acusação simultânea à mãe e ao pai, por quem sempre se sentiu abandonado. Abençoada seja para sempre a Tia Mimi, que acabou por ser a sua verdadeira mãe.

Mother
Mother, you had me but I never had you,
I wanted you but you didn't want me,
So I got to tell you,
Goodbye, goodbye.
Farther, you left me but I never left you,
I needed you but you didn't need me,
So I got to tell you,
Goodbye, goodbye.
Children, don't do what I have done,
I couldn't walk and I tried to run,
So I got to tell you,
Goodbye, goodbye.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home.
Mama don't go,
Daddy come home... 


No Gira-discos: John Lennon - Mother (Plastic Ono Band)

Sem comentários: