segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vamos ser solidários?

Ainda há duas t-shirts iguais à que o Abel recebeu como presente de anos. Generoso como é o Abel, não se importa nada que outros(as) possam tê-las também. Até será para ele um enorme prazer, sabendo que isso reverte a favor de uma causa que ambos levamos muito a peito, a da Maria e do seu gato. A Maria quer ir estudar para o Colégio da Europa, em Bruges. Enquanto muito boa gente contrai empréstimos bancários para ir de férias em magote para Varadero ou Punta Cana, ou para comprar plasmas e outras coisas supérfluas, a Maria está a vender todo o recheio da sua casa para ter dinheiro para estudar e viver durante um ano sem ter de contrair um empréstimo bancário.


Concordem comigo: a t-shirt é uma perfeita tara! Concordem comigo: qualquer Beatlemaníaco gostaria de a usar! Temos duas em leilão, iguaizinhas, uma em tamanho L, a outra é XL A qualidade do algodão é fantástica, que eu sou muito esquisita nessas coisas, são Fruit of the Loom, centenas de lavagens garantidas sem que o decote bambeie nem um bocadinho, sempre impecável (o teste definitivo de qualidade numa t-shirt). A base de licitação é de € 11,00 (o preço de custo, e detesto ter de revelar isto, é muito feio revelar o preço de um presente, mas valores mais altos se levantam). Lembrem-se de que as famosas t-shirts do Cão Azul têm preços a começar em € 15,00 — e não sei se a qualidade do algodão será igual.

Portanto, meus amigos, contamos ter uma resposta Beatlemaníaco-solidária da vossa parte. Eu ofereço as t-shirts, o produto do leilão irá integralmente para a causa da Maria. Podem saber mais sobre ela aqui (e ver as tantas coisas tão interessantes que ela tem lá em leilão, eu própria já comprei uns cinco ou seis livros). Lembrem-se da frase de John Lennon: «You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one.» Vamos nós, os Beatlemaníacos, apoiar o sonho da Maria?

Podem fazer as vossas ofertas nesta caixa de comentários ou aqui, na entrada em que a Maria anunciou o leilão. Mas contribuam, por favor. Gastamos tanto dinheiro tão mal gasto!

Abaixo fica a transcrição daquilo que há três meses escrevi sobre esta ideia da Maria.


Não é um sonho, é um objectivo


A diferença entre um e outro reside no facto de que ter um objectivo passa por ter um plano para o pôr em prática. Não se fica a sonhar que nos sai o Euromilhões. Arregaçam-se as mangas e vai-se à luta, que para a frente é que é o caminho.

A blogosfera tem de tudo, como a vida real, ou não fosse uma um espelho fiel da outra. Tem coisas boas, coisas menos boas e coisas francamente más. Curiosamente, estava hoje inclinada a escrever sobre as más, tinha algumas ideias alinhavadas na cabeça. Como sempre, a incurável optimista que há em mim, sempre o copo meio cheio, nunca meio vazio, saiu vencedora. Porque recebi uma mensagem a pedir para divulgar isto.

A autora deste blogue, digna descendente de Brites de Almeida e de Deuladeu Martins, é uma mulher de armas, e é uma mulher de quem me considero verdadeiramente amiga... mesmo sem nunca nos termos visto. São as estranhas coisas que a blogosfera proporciona. Já passámos muitas horas ao telefone, já deu provas inequívocas de confiança, de amizade e de grande qualidade humana, e nunca as esquecerei. A Maria — Made in Lisbon (vamos chamar-lhe assim) é, de todas as ligações que criei na blogosfera, uma das mais especiais. Especialíssima. Perco-me um bocadinho com todos os blogues que foi tendo sucessivamente, na sua permanente necessidade de escrever, atesto de mão pronta a estender-se para o fogo e sem medo de sair queimada a sua grandeza de alma e o seu valor.

A Maria tem agora um objectivo, que eu aplaudo: quer ir para Bruges, para o Colégio da Europa. A Maria é uma mulher de muito valor a quem tiro o meu chapéu, com duas licenciaturas, a segunda feita em condições duríssimas, enquanto trabalhava a tempo inteiro num sítio complicado, com um ambiente tramado e com horários impossíveis. Mas a Maria é obstinada e saiu vencedora. Tal como vai sair agora. Quer ir para Bruges e precisa de capital para começar lá uma vida nova. Como sempre, não se limita a fincar os cotovelos na secretária e a sonhar com isso. Nem vou comentar as renúncias dolorosas que devem estar por trás disto, a mulher de têmpera que ela é nada diz, conta apenas que vende todo o recheio da casa ao desbarato, todas as coisas que foi acumulando ao longo de anos (não muitos, que a pequena é novinha): móveis, electrodomésticos, porcelanas, livros, muitos livros, CD. Vamos a este blogue dela, vamos, pelo justo valor, levar a Maria a Bruges em grande estilo. Não é o que ela quer, ela quer apenas ir para Bruges. Eu é que SEI que ela merece ir em grande estilo. Ela e o S., já me ia esquecendo de dizer. Jamais a Maria iria para Bruges (ou para onde quer que fosse) sem o seu adorado S. Que é um gato lindo, como são todos os gatos. Que lhe dá cabo da paciência, como nos dão todos os gatos. E que ela adora. Claro.

1 comentário:

Marcos Antonio disse...

Projeto Beatles English Porguese - músicas dos Fab Four gravadas em Inglês e Português (traduções adaptadas com 100% de fidelidade à ideia original dos letristas). Por enquanto, só duas trilhas gravadas, mas já temos 4 arranjos prontos para gravar voz, o que vai acontecer na primeira semana de setembro2012). Como amostra, acessem a trilha de "Yes It Is": http://soundcloud.com/servo-marcos/beatles-english-portuguese-yes