sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cine-Disco (1968) Revista do Mundo Moderno n.º 5 Fevereiro de 1969

Cine-Disco, Revista do Mundo Moderno nº 5 - Fevereiro de 1969. A quando da publicação deste post a imagem foi da cortesia de LPA, entretanto já consegui encontrar um exemplar num alfarrabista, este número é bastante procurado pelos coleccionadores.


Cine-Disco, uma revista quinzenal, lançada a partir de 1968 pela Agência Portuguesa de Revistas,dirigida por Artur Alves, Mário Costa na redacção e responsabilidade de Carlos Alberto com um título que juntava o cinema e música. No seu n.º 5 a capa tinha uma foto dos Beatles e um yellow submarine que mais parece uma caravela com um  pouco provável John Lennon na proa  e ainda o insólito rato ( era a imagem de marca...) a puxar pela coisa...no mínimo muito psicadélico!

No interior da revista é de salientar uma tradução de Lady Madonna da responsabilidade do escritor, cineasta e poeta Dórdio de Guimarães,  casado com Natália Correia. Encontramos também uma referência ao top do famoso programa de rádio português "Em Órbita" que classifica os melhores 1968 ( e os piores...),  os Moody Blues em primeiro lugar com o álbum "In Search of the lost Chord" e logo na segunda posição o LP The Beatles (Álbum Branco...).


Na verdade é uma Lady Madonna muito criativa e muito Revisited:

Como cor-de-rosa pele à quinta feira
Dedos dos pés rebrilham um suor de pérola
Com lantejoulas leite um olfacto que da gola
Vem de arminhos no ar coágulos de quem os queira.

Framboesa morango cereja
Ele a caça
Jacinto papoila narceja ela dança

Ó dona de carne
Que de má já o danado dono aleija
Teu lanho tenho
De liga preta já outro olhar adeja
Vermelha vermelha tanta mulher
-Seja.


A título de informação esta revista nos anos setenta mudou o nome para Mundo Moderno.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou cinéfilo e falta-me este número na colecção. Há anos que o procuro. Nem é pelos Beatles. Estou disposto a uma bela maquia por ele. Acredita, uma bela maquia! pode ser?

JS

Abel Rosa disse...

Olá Boa Tarde...lamento não poder ajudar, mas prometo que se encontrar um aviso.

Cumprimentos

Abel Rosa