sexta-feira, 15 de abril de 2011

The Vipers Skiffle Group,The Cumberland Gap/Maggie May, 78 rpm - Made In UK

Made in UK
Parlophone R 4289

78 RPM
Janeiro de 1957

The Vipers Skiffle Group

The Cumberland Gap / Maggie May 


Este disco tem uma história, essa história está ligada ao nascimento dos Beatles. Como sabem os Beatles foram influenciados por algumas bandas de Skiffle, uma espécie de mistura Folk com Country e Jazz, o Skiffle teve origem nos bairros negros de Chicago e New York. Em Inglaterra teve muito sucesso nos jovens dos anos 50 pela simplicidade e o ritmo acelerado, alguns destes artistas ficaram na história da música, muito por culpa dos Beatles, entre eles destacamos Lonnie Donegan e  os The Vipers Skiffle Group.
 .
Mas vamos voltar ao passado, mais exactamente,  ao dia 6 de Julho de 1957. A igreja de St.Peters em Liverpool está em festa, a sua festa anual. Um tal Bob Molyneux era o fantástico possuidor de um gravador , coisa não muito comum na época, e acabou a gravar as actuações musicais do dia.

Já perceberam que as gravações "apanharam" a actuação dos Quarrymen de Lennon, mas o mais impressionante é que foi exactamente no dia em que Paul e John se conheceram.

Já agora estas gravações estão em poder da EMI . O alinhamento do Show é conhecido graças a notícias em jornais da época  e pelas 2 músicas sobreviventes na fita gravada pelo BOB, aqui estão elas:

-Na fita sobrevivente, Lennon canta um tema de Elvis Presley "Baby Let's Play House" e ainda um tema Skiffle  "Putting' On The Style" de Lonnie Donegan.

-Segundo um jornal da época tocaram também: "Be-Bop-a-Lula", " Maggie May" e The Cumberland Gap" dos Vipers, "Come And Go With Me"  e ainda  músicas de Lonnie Donegan, entre elas "Railroad Bill"
.

Posteriormente vamos recordar alguns destes discos que inspiraram os Beatles. Hoje começamos por esta relíquia dos The Vipers, grupo que deu mais tarde origem aos Shadows, pelo menos 3 dos seus elementos (Hank Marvin, Jet Harris e Tony Meehan) e ainda mais uma coincidência FAB4 é que o produtor dos Vipers não era mais nem menos do que George Martin.

Esta versão em 78 RPM além de "The Cumberland Gap" apresenta no Lado 2  "Maggie May", uma música tradicional  de Liverpool ( Maggie May é o termo usado para prostitutas), os Beatles fizeram uma versão no Álbum "LET IT BE".



A rara versão em 78 RPM, provavelmente, a mesma que John utilizou quando os ouviu pela primeira vez.


No lado B "Maggie May". Uma palavra para o fantástico logo da Parlophone.


Sem comentários: