domingo, 1 de julho de 2012

Los Beatles en España

Los Beatles en España, José Luis Álvarez, 2009, Editora Lobo Sapiens.


Livro que recorda a chegada dos Beatles a Espanha dia 1 de julho de 1965, os 2 concertos foram em Madrid (2 de Julho)  e em Barcelona (3 de Julho).  

Por sorte o autor, fundador da revista FONORAMA,   encontrou Brian Epstein em Sevilha um tempo antes e graças a esse contacto conseguiu autorização para uma entrevista exclusiva aos Beatles, transcrita de  memória devido a um problema técnico com a gravação.

O curioso da estória é que os Beatles não tinham grandes vendas em Espanha ( um pouco como em Portugal) conta o autor que em Inglaterra tinham vendido quase um milhão de cópias do seu últmio disco, 1.6 milhões nos EUA e em Espanha apenas 3.500 exemplares vendidos... segundo o autor, ao tentar convencer Brian Epstein para os Beatles visitarem Espanha, existiam 1500 gira-discos vendidos em Espanha o que fazia com que 2000 tivessem comrado discos sem os poder ouvir... ou seja quem comprava um disco ouvia em conjunto com os amigos, 200 para cada! este argumento é mesmo manhoso, mas lá conseguiram convencer Brian e os Beatles a visitar Espanha, foi obra e acreditamos no autor!

Outro facto irresistivel, em Madrid só assistiram 4000 pessoas ao concerto ( a praça de Las Ventas levava 20.000), é que a polícia não deixava entrar os que tinham má pinta!

Sem comentários: