quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Apenas Miúdos - Just Kids - Publicado em 8 de Setembro de 2011

A partir de hoje POSTS meus que foram publicados e apagados (noutro Blog) mas que consegui recuperar graças a uma dica amiga. Nada de especial, nem importante,  fica o registo. 
 
 
 Um dos livros das minhas férias de 2011, sombrio, duro e surpreendente do mesmo modo que comove. Patti Smith partilha a sua história para homenagear um dos homens da sua vida, o fotógrafo Robert Mappletthope.

É a vida malvada do rock’n’roll da boémia e das drogas, o sexo, a fome e a inacreditável parada de intervenientes das artes e música americana a partir dos finais da década de 60 e início de 70. Patti Smith escreve de modo fluido sem evitar os temas controversos.

Episódios fantásticos, o primeiro encontro (Patti ainda era uma perfeita desconhecida) com Allen Ginsberg ou quando vivia no Hotel Chelsea, em Nova Iorque, no quarto de Janis Joplin viu chegar um tal Kris Kristofferson com uma música nova para Janis cantar.

Vale a pena a leitura, um rol (ou melhor um rock’n’roll) de histórias e acontecimentos de quem os viveu em primeira mão. Para mim foi uma surpresa, Patti a poeta e a artista rock’n’roll, o seu fundo moral e católico, e a sua história de amor na selva da Nova Iorque artística e selvagem.

Abel Rosa em 8 de Setembro de 2011


Sem comentários: