terça-feira, 21 de abril de 2015

Ingrid Bergman - O centenário do sorriso mais brilhante da história do cinema. Hoje uma surpresa, a carta que Ingrid Bergman escreveu a César Faustino após terem estado juntos em Portugal (1962).

Como será possível esquecer Ingrid Bergman e os memoráveis filmes em que participou, o sorriso mais brilhante da história do cinema, uma mulher lindíssima, um talento ímpar. 

Estamos em ano do seu Centenário, as comemorações passam por exibição de filmes em cópias restauradas e homenagem no Festival de Cannes, aliás o cartaz tem a foto de Ingrid, a filha , Isabella Rosselini, faz parte do júri de "Un Certain Regard".

Hoje a minha/nossa homenagem através de uma história Portuguesa e um documento fantástico. O que muitos não sabem é que Ingrid se correspondeu com um jornalista Português, Homem de muitas histórias, um Cavalheiro, que me tem dado a alegria e a honra de partilhar documentos do seu imenso espólio. Como alguns já devem ter percebido falo de César Faustino, o único Português que entrevistou os 4 Beatles (1964 Diário de Lisboa). 

No meu livro,  "Os Beatles Ilustrados", escreveu a introdução (João Cília escreveu o outro texto) e facultou a utilização do seu arquivo. Recentemente resolveu fazer uma surpresa e colocou nas minha mãos mais uma série de entrevistas e documentos originais, que a seu tempo vou desvendar, mas a cereja foi uma das cartas que Ingrid Bergman lhe escreveu em 1962, depois de terem estado juntos em Portugal, Ingrid escreveu a carta a 27 de Agosto, o seu aniversário comemora-se a 29. Aqui fica o registo e a reprodução da carta para delícia de todos nós. A César o que é de César.



A carta de Ingrid a César Faustino em 1962



Sem comentários: