segunda-feira, 5 de outubro de 2009

47 anos!



Esta capa tem uma longa história, nascida da minha ignorância e de ter apenas dois anos acabados de cumprir no dia histórico em que o single de Love Me Do foi lançado, faz hoje 47 anos.

Pela primeira vez, e graças ao Luís do Ié-Ié, posso pôr aqui a verdadeira e genuína capa do disco. E vale a pena conhecer-lhe a história, tal como ele ma contou há alguns meses:


«Esta é uma 1.ª edição legítima, segundo a "bíblia" Beatles Worldwide II, de Christoph Maus.

Distingue-se das edições posteriores porque a etiqueta não tem inscrito "Made In G. Britain". Só as edições posteriores, a partir de 1963, têm essa inscrição.

Donde este single saiu mesmo a 5 de Outubro de 1962!

Consegui esta pérola no eBay precisamente no dia de Natal de há 6 anos! Foi a prenda de Natal de mim para mim!»

Obrigada, muito obrigada, Luís!


Hoje é o dia da minha homenagem anual e por inteiro aos Beatles. Que foram, juntamente com Mozart, o meu primeiro grande amor na Música. Cá em casa não se ouvirá hoje outra coisa até tocar a obra completa deles, do primeiro ao último disco (Past Masters incluído). Aos berros, que há que educar esta vizinhança que insiste em coisas esquisitas que me arrepiam quando consigo identificá-las. A dançar pela casa, que a alegria é irresistível. A chorar às vezes, porque há músicas que me cortam o coração em bifes muito fininhos. Este ano com qualidade redobrada, que pela primeira vez vou ouvir por inteiro a nova edição de 09.09.09.

É coisa para o dia todo, num ritual que cumpro desde 1982. Quando chega ao fim estou sempre emocionalmente exausta, tantas as coisas que a minha saudade revisitou em pensamento. Quando chego ao fim sei sempre, com uma certeza acrescida, que a frase final deles, na última música do último disco (e desculpem a redundância, mas tenho de frisar isto), é uma das maiores verdades desta vida:

«And in the end the love you take is equal to the love you make.»

Ou devia ser.
No Gira-discos: Please Please Me

2 comentários:

Pedro disse...

Parabéns também a quem ainda mantêm-se tão entusiasmada com a música dos Fab4.
E obrigado por partilhares todas estas efemérides que passariam tão apagadas aos mais incautos.

Teresa disse...

E cá ontinuo na minha maratona, Pedro :)
Vou a meio de Abbey Road :)